E chegou a altura do post semanal. Esta foto foi tirada no FIESA 2007, uma exposição anual de esculturas na areia, que se realiza todos os Verões em Pêra, no Algarve. Esta foi uma das minhas esculturas preferidas, o famoso gigante Adamastor.
Adamastor, como é sabido, é um gigante da mitologia que, segundo a lenda, impedia os navegadores de dobrarem o Cabo da Boa Esperança e, como tal, entrarem no oceano Índico. A lenda deste gigante foi tornada ainda mais conhecida quando o grande poeta Português, Luís de Camões, contou o episódio em que Vasco da Gama enfrentou este temido gigante, que surgia numa tempestade e representava as forças da natureza a revoltarem-se contra aquele que ousou desafiá-las.
Nesta foto pode-se ver Adamastor a soprar. Suponho que fosse assim que ele criasse os ventos e tempestades que destruíam os navios dos aventureiros que o desafiavam. E que bom seria se, na nossa vida, as coisas, por vezes, funcionassem assim. Podermos retirar os problemas e o que é mau, o que nos atormenta e nos faz mal, nos "corrói", com um simples sopro, tal como fazia Adamastor com aqueles que o desafiavam. Seria tudo muito mais simples. Mas rápido também se chega à conclusão de que, na vida, não devemos querer ser o Adamastor e soprar para fora o que está mal. Devemos sim seguir o exemplo do Vasco da Gama: ser corajoso, enfrentar o nosso medo, por mais forte que ele seja, e tentar resolver o que está mal, por mais difícil que possa parecer, porque, depois de vencido o "Adamastor" que nos atormenta, basta dobrar o Cabo da Boa Esperança e ver o oceano de coisas boas que a vida nos deu, e ainda está por descobrir.
Ok, este último parágrafo fugiu um pouco ao que me é habitual. Espero que gostem. Obrigado pela visita e cumprimentos a todos.
1 comentários:
essas construções são mt fixes:) ta mt gira a foto, keep going baby:p*
Enviar um comentário