"Em busca do caminho da felicidade" é uma pequena história, fictícia e ao mesmo tempo real, pois reflecte muitas das coisas pelas quais muitos de nós passaram ou passam. Esta história, da minha autoria, consiste na busca da felicidade por um jovem que se encontra, de momento, numa fase mais complicada da sua vida. Espero que com esta história algumas pessoas vejam alguns dos seus problemas reflectidos, e que os ajude a pensar e, quem sabe, a encontrar soluções para os mesmos. Espero que gostem!
Levanto-me e desço a rua. Observo as pessoas, no seu quotidiano, cada uma ocupada com as suas pequenas tarefas e problemas. E isso faz-me lembrar como tudo isto começou. Faz-me lembrar o problema principal, aquilo que contribui mais para esta fase mais difícil da minha vida: a faculdade.
O que tem de mal a faculdade? Pois, nenhum, é verdade. Alias, supostamente até seria uma coisa boa, sinal de que a nossa aprendizagem e o nosso estudo desde criança até à entrada na faculdade tiveram os seus frutos. O problema é quando entramos na faculdade e as coisas começam a correr mal.
Maus métodos de estudo, má adaptação ao ambiente e ritmo da faculdade. Resultado: insucesso às cadeiras, más notas, chumbo. Com o insucesso, vem a desmotivação, com a desmotivação, vem a preguiça, com a preguiça, a perda de vontade de estudar, depois a perda de interesse pelas cadeiras, tudo isto culminando na perda de gosto pelo curso. Foi o que me aconteceu. Incrível como aquele que antes era o meu sonho, tornou-se numa das coisas que mais me atormenta.
De início, quando comecei a ter os primeiros insucessos, coisa que, felizmente nunca tinha tido anteriormente, pensei para mim mesmo "estou aqui há pouco tempo, ainda tenho que me adaptar, chumbar é 'normalíssimo' na faculdade, não há que ir abaixo por isto". Mas, apesar de pensar assim, lá no fundo, naquilo a que se chama inconsciente, todo estes insucessos iam-me destruindo a auto-estima. E com a auto-estima, ia-se também desvanecendo aquele sonho. O sonho que alimentava desde criança até à entrada na faculdade estava a ficar cada vez mais inatingível. E o gosto pelo curso... desvaneceu-se com o sonho.
Toda esta desmotivação, esta "perda" do sonho, tornou-se em tristeza, tristeza essa que se espalhou por muitos outros problemas e que desencadeou toda esta fase pela qual agora passo. Digamos que foi o "combustível" de tudo isto. Vi-me, dum momento para o outro, sem qualquer futuro. E procurei por uma espécie de futuro em outras coisas, que por sua vez originaram mais problemas, pois, como é óbvio, não correram bem. Tentei refugiar-me desesperadamente noutras coisas, que não deram em nada. Tentei fugir a este problema. Até que reparei de que não vale a pena fugir mas, sim seguir em frente, procurar uma solução para este problema, porque todos os problemas têm solução, se não desistirmos de a procurar e se dermos ao tempo algum tempo para nos ajudar.
Continuo a descer a rua, observando as pessoas que por ela passam. E, tal como as pessoas passam, também esta nova etapa da minha vida continua.
2 comentários:
Para quê desistir?....para nos sentirmos mais frustados ainda?? Se conseguimos entrar no curso que sempre quisemos, isso ja é uma vitoria.....e para além disso um sonho só se consegue alcançar com bastante dedicação e empenho. So assim saberemos reconhecer o verdadeiro valor desse sonho :)beijocas*
Andreia
Bom post gato :)
FrOrv
Enviar um comentário